Estatuto Do Idoso

Neste mês de outubro comemoramos 20 anos de vigência do Estatuto do Idoso, um marco importante na defesa dos direitos e na promoção da qualidade de vida dos idosos. Essa legislação veio como uma resposta necessária diante do envelhecimento da população e da necessidade de proteger e valorizar essa parcela tão significativa da sociedade.
Além de medidas de proteção contra qualquer tipo de violência ou abuso contra os idosos, seja físico, psicológico, sexual ou financeiro. É dever de todos zelar pelo respeito e pela dignidade dos idosos, denunciando casos de violação desses direitos.
Apesar dos avanços conquistados ao longo desses 20 anos, ainda há desafios a serem enfrentados. É necessário ampliar o acesso aos direitos previstos no Estatuto do Idoso, garantindo que sejam efetivamente cumpridos em todas as esferas da sociedade. Também é fundamental combater o preconceito e a discriminação em relação aos idosos, promovendo uma cultura de respeito e inclusão.
Cabe a todos os cidadãos e às instituições públicas e privadas contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para os idosos, onde eles possam viver com dignidade, respeito e plenitude.