Nossa História

Os primeiros cidadãos da área onde está assentado o município de Mesquita foram os índios Jacutingas. A localização, farta de mananciais de água que desciam do Gericinó, proporcionava a formação de belíssimas cachoeiras e ricas florestas. Nos locais baixos, as águas produziam uma bacia hidrográfica e desciam em direção ao rio Sarapuí. Dos índios, infelizmente, sobrou apenas o nome de um dos bairros da cidade: Jacutinga.

A cidade de Mesquita é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Sua população em 2010 era de 168.403 habitantes, de acordo com o IBGE. O nome Mesquita é uma referência ao Barão de Mesquita, proprietário das fazendas que hoje compõem a região central da cidade.

A história da cidade ganha um novo capítulo a partir do Movimento Pró-Emancipação. Por volta dos anos de 1950 que surgiram os primeiros pensamentos emancipacionistas, onde Mesquita deixaria de ser o 5º distrito de Nova Iguaçu. Somente em 1987 houve o primeiro plebiscito. Mesquita conquistou sua emancipação no dia 25 de setembro de 1999.